José Amaro presidente do MCF
Um pouco de História do Moto Clube Faro…
Razão de ser
Entre vários parâmetros possíveis, a importância ou protagonismo de uma associação ou clube, mede-se pelas actividades que desenvolve em prol de uma causa e, quiçá mais importante que tudo, pelo carácter dos elementos que o compõem.
Salientando este ponto, impõe-se referir que a participação de membros e simpatizantes do Clube nas realizações efectuadas ao longo dos anos, é concretizada por pura carolice, com o empenho ditado pelo orgulho de pertencer ao Moto Clube de Faro.
Aos homens e mulheres que participam na vida do clube, usando ou aspirando a usar o nosso símbolo ("pano"), exige-se que encarem o verdadeiro espírito motard, de liberdade e irreverência, com a dedicação e o respeito que a sua ostentação implica, essencial à nossa existência em sociedade.
Da conjugação destes ideais, construiu-se o trilho de sucesso percorrido pelo Moto Clube de Faro.
Concentrações
Pela primeira vez, em 1982, promove-se um acontecimento marcante para a vida de toda a região e especialmente para a cidade de Faro, a 1ª Concentração de Motos de Faro, que fez deslocar ao terreno perto do Aeroporto de Faro, cerca de duzentos motociclistas, sendo somente quatro portugueses, à excepção dos elementos da organização. Desde essa data nunca foi interrompida a organização da concentração, havendo sempre a registar um aumento significativo de presenças, e maior diversidade de países representados. Todo o esforço desenvolvido em cada ano tem sido recompensado com a participação maciça de motociclistas e com o reconhecimento unânime da qualidade da organização, pela imprensa Nacional e Estrangeira. A importância do Moto Clube de Faro e da sua Concentração traduzem-se na passagem a "Concentração Internacional de Motos" em 1991, a única em Portugal a ser incluída no Calendário Internacional de Concentrações da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Verifica-se actualmente uma evolução de cerca de 30% no numero de inscritos, tendo-se registado cerca de 11.000 participantes em 1995, e 29.000 em 2002. No entanto, para se atingir estes níveis de qualidade, são necessários muitos esforços, normalmente pouco visíveis aos olhos dos menos atentos ao fenómeno.
Visto ser um local onde não existem quaisquer infra-estruturas, a organização tem que implementar e manter as estruturas básicas antes e durante os dias da concentração, com o mais alto grau de profissionalismo, todas as imensas e indispensáveis estruturas inerentes à Concentração são cuidadosamente montadas com bastante antecedência, envolvendo actualmente cerca de 900 pessoas.
Distinções
O mérito, dos mais variados quadrantes da sociedade.
Destacam-se as seguintes :
1992
O Clube Dom Pedro distingue o Moto Clube de Faro como "Sócio de Honra", pela sua acção meritória em prol desse Clube .
A revista Motojornal distingue a Concentração de Faro como o "Acontecimento do ano de 1992"
1993
A Federação Nacional de Motociclismo agraciou o Moto Clube de Faro com o " Diploma de Mérito Motociclista".
1995
A revista Inglesa Easyriders atribuiu à Concentração de Faro o titulo de "Melhor Evento Jornalístico Mundial de 1995".
1996
Foi atribuído pela Associação do Comercio Automóvel de Portugal (ACAP) o trofeu "Capacete de Ouro- Personalidade Publica".
1997
O Moto Clube de Faro foi distinguido pela Região de Turismo do Algarve pelo relevante contributo prestado na divulgação e promoção turística do Algarve.
2002
O Moto Clube de Faro foi agraciado com a "Medalha de Mérito Turístico - Grau de Prata" pela Secretaria de Estado do Turismo.
" Medalha de mérito" pela Federação Nacional de Motociclismo
"Medalha de agradecimento" pela Cruz Vermelha Portuguesa
"Medalha de ouro Cidade de Faro" pela Câmara Municipal de Faro
2007
O Moto Clube de Faro foi agraciado com a "Medalha de Mérito Turístico - Grau Ouro" pela Região de Turismo do Algarve.